A Desfecho é uma empresa de tecnologia na área de saúde. Partimos de uma premissa básica: os serviços de saúde de diferentes prestadores tem qualidade diferente.
Nosso objetivo é usar a tecnologia para criar indicadores de qualidade, de modo que os bons profissionais possam se destacar no mercado.
Isso é fundamental para que as operadoras de saúde possam selecionar e trabalhar apenas com bons prestadores de serviço.
Criamos indicadores para que os prestadores possam ser comparados por judicialização, abuso de exames e condutas questionáveis. Mas, principalmente, nossa empresa monitora o resultado dos tratamentos realizados, estabelecendo uma comparação dos desfechos obtidos entre cada beneficiário e também com o que é preconizado pela literatura médica.
Se todo prestador tem o discurso homogêneo de ter uma equipe médica/multidisciplinar qualificada e de usar medicamentos de boa procedência, então seus resultados deveriam ser homogêneos e superponíveis. Será que são?
O uso do sistema Desfecho permite responder a esta importante pergunta e para tal, além de possibilitar uma assessoria na auditoria dos procedimentos, desenvolvemos uma métrica que permite mensurar a qualidade dos prestadores.
O modelo de remuneração atual, baseado em fee-for-service, traz um risco muito baixo para o prestador de serviço. Ele recebe por tratar. Se o tratamento não funciona, há a necessidade de uma terapia de resgate e ele recebe por realizá-la.
O ideal, é que se seus resultados forem muito aquém do que a literatura preconiza, o prestador fosse descredenciado ou tivesse que arcar com uma coparticipação pelo excesso de falhas.
O sistema também permite que a operadora lance o custo dos tratamentos, o que possibilita ranquear os serviços médicos por qualidade e preço.
Para quem paga a conta, seja uma operadora de saúde, seja um beneficiário (através de coparticipação), o sistema pode indicar os serviços que obtém um resultado compatível com a literatura médica, e a faixa de preço de cada um, promovendo, desta forma, uma competição entre os serviços, priorizando os que obtém resultados compatíveis com os esperados, dentro da ciência médica atual.